Objetivo é desenvolver um projeto piloto de turismo pedagógico e de valorização do Parque Municipal
O Parque Municipal Gruta do Bacaetava, instalado há 13 anos, é referência no turismo de interesse geológico em Curitiba e toda a região. A caverna, de origem kárstica revela uma amostra do patrimônio espeleológico da região, visto as diversas formações em rocha calcária, a extensão da gruta, a fauna e flora que abriga uma exuberante beleza cênica.
A partir disso, a secretaria da Indústria, Comércio e Turismo de Colombo, por meio do departamento de Turismo, está retomando as atividades no Parque buscando firmar convênios com a Mineropar (Minerais do Paraná S.A) e o Geep-Açungui (Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná - Açungui), a fim de desenvolver um projeto piloto de turismo pedagógico e de valorização do Parque.
Estavam presentes na primeira reunião realizada no começo deste mês, o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Antonio Ricardo Milgioransa, acompanhado da equipe técnica do departamento de Turismo e do Parque Municipal Gruta do Bacaetava, a integrante da associação Geep-Açungui, Flavia Fernanda de Lima, e o geólogo da Mineropar, Gil F.Piekarz.
Ficou definido que os primeiros passos previstos são a implantação de novos painéis com informações técnicas sobre a formação da Gruta do Bacaetava, a região kárstica onde está localizada, informações sobre geoconservação e geoturismo. Está previsto também painéis com informações básicas e orientações sobre o Parque. Além disso, estão sendo avaliadas reformas de adequação da infraestrutura para maior acessibilidade dentro do Parque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário