Acompanhe-nos pelas redes sociais:

Follow me Fan page on Facebook Ree feed

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Secretaria de Saúde confirma mais quatro mortes por gripe no Paraná

A Secretaria Estadual de Saúde (SESA) confirmou mais quatro mortes por gripe no Paraná, todas nas regiões Norte e Noroeste do estado, sendo três de Gripe A. Os casos foram registrados em Londrina, Santo Antônio da Platina, Tapira e Maringá, de acordo com o boletim informativo da gripe divulgado na sexta-feira (21). Desde o início do ano, foram confirmadas oito mortes pela doença.
Segundo o superintende de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, as quatro mortes ocorreram em maio. Três destes casos são de pacientes que tinham doenças graves pré-existentes, o que pode ter contribuído para o agravamento do quadro clínico.

A SESA ainda investiga outros óbitos suspeitos de gripe, que serão divulgados assim que saírem os laudos definitivos após passar por uma criteriosa avaliação.
A morte registrada em Londrina foi de um idoso de 77 anos que tinha problemas cardíacos e respiratórios. Em Santo Antônio da Platina, o paciente era uma criança de 10 anos que tinha paralisia cerebral. A garota contraiu a Influenza B. Já em Maringá, o caso era de uma mulher de 45 anos, que tinha uma doença neurológica. A outra morte foi de uma mulher de 41 anos, residente em Tapira, no noroeste do estado.
O boletim informativo da gripe aponta também que foram confirmados 395 casos de gripe no Paraná desde o começo do ano. Destes, 173 são de Influenza A (H1N1), 90 por Influenza A (H3N2) e 130 pelo vírus Influenza B. Além disso, outros dois casos foram confirmados para o vírus Influenza A, sem especificação do subtipo viral.
Prevenção
O superintendente pede que a população procure um médico, seja particular ou nas unidades de saúde, nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. “Os profissionais de saúde do Paraná estão orientados a prescrever o medicamento para todos os casos de gripe”, explica Paz. O remédio é distribuído gratuitamente na rede estadual de saúde. Paz alerta ainda que as pessoas fiquem atentas com os casos de familiares com doenças crônicas. 
Entre as formas de prevenção, o superintendente lembra que é preciso manter os hábitos de higiene, como lavar as mãos constantemente, manter os ambientes bem arejados e com as superfícies sempre limpas para ajudar a evitar a transmissão da doença.
Segundo a SESA, os principais sintomas da gripe são: febre repentina, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, dores nas costas, falta de ar, cansaço e calafrio.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário