Acompanhe-nos pelas redes sociais:

Follow me Fan page on Facebook Ree feed

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Programa de Aquisição de Alimentos leva mais uma alternativa de renda aos produtores

Mais de 35 mil caixas de hortaliças chegarão à mesa dos colombenses todos os anos através do Programa de Aquisição de Alimentos, oferecido pelo Governo Federal, que entrará em vigor no município, em janeiro de 2014. A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, aderiu ao programa cujo principal objetivo é fortalecer a agricultura familiar e promover o acesso à alimentação de qualidade, garantindo a segurança alimentar do cidadão.
O secretário da pasta no município, Márcio Toniolo, explica como vai funcionar a articulação. "Foi a mobilização da Prefeitura, organizando os agricultores e a distribuição dos alimentos adquiridos com o subsídio, que garantiu a realização do Programa em Colombo. Neste momento passamos uma fase de estruturação, com a instituição do Centro de Distribuição, e já em janeiro as entidades referenciadas estarão recebendo os produtos do campo, destacou Toniolo.
Para fazer parte desta iniciativa, o primeiro passo do município foi realizar o cadastramento dos agricultores que irão fornecer os alimentos. Entre os 68 produtores cadastrados, está Geovane Strapasson, que agora vai poder contar com mais esta fonte de renda ajudando, inclusive, a dar um novo destino à produção excedente, que por vezes ficava sem colocação no mercado.
"É uma iniciativa importante por que nós, às vezes, voltávamos do Ceasa com uma parte da produção que acabava sobrando, ou se perdia, ou vendia por um preço muito abaixo, e com este incentivo, vamos ter a garantia de dar um destino a esta parte da produção, além de poder contar com uma fonte de renda a mais, lembrou Strapasson.
Do campo para a mesa
A dinâmica do Programa de Aquisição de Alimento propõe que o município cadastre os agricultores que irão vender os alimentos e também as instituições sociais que receberão a compra. Em Colombo elas foram referenciadas pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) e são parte dos projetos da Secretaria da Ação Social e Trabalho. A secretária da pasta, Maria da Silva Souza, se disse satisfeita com a parceria.
Vamos poder mostrar para cada um dos beneficiados dos Pró-Criandos e dos Centros de Convivência, a autonomia de Colombo, que produz um alimento de qualidade para alimentar ao próprio colombense, e isto é uma grande lição de vida para todos nós, pois nos ensina a valorizar o que nós mesmos produzimos, ressaltou Maria.
A Prefeitura de Colombo ficará responsável por todo o processo de organização, embalagem e distribuição dos hortifrutigranjeiros e até o momento foram cadastradas para receber o subsídio alimentar, mais de 90 instituições. A previsão da secretaria é de que mais de cinco mil pessoas sejam beneficiadas todos os meses com uma alimentação de qualidade, vinda direto da roça para a mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário