Os eleitores de Joaquim Távora (Norte Pioneiro) voltaram ontem às urnas e elegeram Gelson Mansur Nassar (PSDB) o novo prefeito da cidade, com 3361 votos, em eleições suplementares. O tucano venceu o único concorrente, Emílio Calil Neto (DEM), que obteve 3314 votos, por uma diferença de apenas 47 votos.
A nova eleição foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o prefeito eleito em outubro de 2012, Wilian Walter Ovçar (PSC), ter tido o registro de candidatura. Vatão, como é mais conhecido, já havia sido prefeito de Joaquim Távora anteriormente, mas teve a prestação de contas do ano de 2006 reprovada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). Ele conseguiu concorrer com base em um recurso deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), mas o TSE cassou o registro em definitivo dois meses após a eleição.
Como Vatão havia obtido mais de 50% dos votos na eleição regular, o segundo colocado não pôde assumir. Nestes casos, a legislação eleitoral impõe a realização de um novo pleito e que o presidente da Câmara Municipal assuma a prefeitura interinamente. Desta forma, o vereador Tião Paulista (PSDB) ficou à frente da cidade no período.
De acordo com o Fórum Eleitoral de Joaquim Távora, 6.930 pessoas, dos 8.156 eleitores, compareceram às urnas ontem. O voto era obrigatório, e quem deixou de participar deve justificar a ausência perante a Justiça Eleitoral. Além da cidade do norte do Paraná, outros 15 municípios brasileiros elegeram novos prefeitos nesta eleição suplementar.
Nessas cidades, os resultados das últimas eleições, realizadas em outubro de 2012, foram anulados porque os candidatos com mais de 50% dos votos válidos tiveram seus registros rejeitados pela Justiça Eleitoral depois do pleito.
Além de Joaquim Távora, os municípios que realizaram eleições ontem foram Triunfo (RS), Fortaleza dos Valos (RS), Sobradinho (RS), Tucunduva (RS), Caiçara do Rio do Vento (RN), Fernão (SP), Coronel Macedo (SP), Eldorado (SP), Muquém do São Francisco (BA), Serra do Mel (RN), Diamantina (MG),, Cachoeira Dourada (MG), São João do Paraíso (MG), Biquinhas (MG) e Pedra Branca do Amapari (AP). Atualmente, essas cidades são governadas pelos presidentes de suas respectivas câmaras de vereadores. A apuração dos votos seria feita imediatamente após o fim do prazo de votação e a expectativa era que os nomes dos novos prefeitos fosse anunciados ainda na noite de ontem. Apesar disso, os escolhidos só tomarão posse depois de vencidos os prazos de impugnação de urnas.
Fonte: Bem Parana
Nenhum comentário:
Postar um comentário